os grandes matemáticos




                                                             
                                               Blaise Pascal

  Blaise pascal naceu 19 de junho de 1623.Ele morreu.19 de agosto de 1662 com(39 anos).
  O seu maior talento foi a matematico derante toda sua vida.
  Como matematico interessou-se pelo calculo infinitessinal,pela sequencios tendo enunciado o principio da recorrencia matematica.
  O Pai de pascal que tinha uma competição educacional pouco ortodoxo,decidio que  sera ele próprio  a ensinar os filhos e que Pascal não estudaria matematica antes dos 15 anos,pelo que mandou remover de casa todos os livro e texto matemáticos contudo movido pela curiosidade pascal começou a trabalhar em geometria apartir dos 12 anos
 


                                                Pitagoras


  ''Prestem atenção num triangolo retangulo,oquadrodo da potencia e iqual a soma dos quatia dos catetos.Ou seja A2 B2 C2.claro?O professor larga o giz e se volta para a classe;''pois este e o enunciado do teorema de Pitagoras.Vamos passar agora demonstração''.Enquanto o professor se viva de novo para o quadro negro,alguns alunos se entregam;''E quem foi esse Pitagoras.




                                             Tales de Mileto

  Tales mileto nasceu em torno de 642 em mileto ásia menor (ágora turquia),e moreu  em torno de 547  também em mileto .é descrito em algumas lendas como homem de necelebato ou estadesta da visão ,
mas averdade é que pouco se sabe sua vida.

                                                           

                                            Arquimedes


arquimedes nasceu em Siracusa, na Sicília em 287 a.C., e foi educado em Alexandria, no Egito. Consagrou-se à Matemática, mais especialmente à Geometria. Muito jovem ainda começou a distinguir-se por seus trabalhos científicos. De regresso à Siracusa consagrou-se ao estudo da Geometria e da Mecânica, conseguindo descobrir princípios e fazer aplicações que o imortalizaram.


                                 

                                            Euclides


 Em tempos muito remotos, um jovem, resolvendo ser espirituoso, perguntou a seu mestre qual o lucro que poderia lhe advir do estudo da geometria.

Ideia infeliz: o mestre era o grande matemático grego Euclides, para quem geometria era coisa muito séria. E a sua resposta à ousadia foi arrasadora: chamando um escravo, passou-lhe algumas moedas e mandou que as entregasse ao aluno que a partir daquele momento deixou de ser aluno de Euclides.
Esse rapaz - é preciso dizê-lo - não foi o único a sofrer nas mãos de Euclides por causa da geometria. Além dele, muita gente passou maus bocados com o grande grego, inclusive o próprio faraó do Egito. Os problemas de Ptolomeu I surgiram no dia em que pediu a Euclides que adotasse um método mais fácil para ensinar-lhe geometria e recebeu a lacônica resposta: "não existem estradas reais para se chegar à geometria".

                                         Isaac Newton

Curiosamente, Isaac Newton nasceu menos de um ano apôs a morte de Galileu (que, por sua vez, nascera três dias antes da morte de Michelangelo, um dos maiores artistas do Renascimento). Teve saúde extremamente frágil nos primeiros meses de vida e cedo perdeu o pai, sendo criado pelos avós quando a mãe casou-se novamente. Consta que não se destacava muito nos estudos antes da adolescência e que adorava ficar inventando e construindo pequenos objetos, desde pipas até relógio solares e de água.



                                       François Viéte  

 François Viète nasceu no ano de 1540 em Fontenay-le-Comte, na França, e morreu no dia 13 de dezembro de 1603 em Paris. Apaixonado por álgebra, esse matemático francês foi responsável pela introdução da primeira notação algébrica sistematizada, além de contribuir para a teoria das equações. Ficou conhecido como o Pai da Álgebra. Apesar de ser mais conhecido como matemático, foi também um dos melhores especialistas em cifras de todos os tempos.  



                                     Sophie Germain 

Marie Sophie Germain é a ilustração típica do preconceito existente com relação ao trabalho feminino nos meios científicos de sua época. 

Nasceu em Paris, França em primeiro de abril de 1776, filha de Marie Madelaine Gruguelin e de Ambroise François um próspero comerciante de seda. Decidida a se tornar matemática, leu tudo o que existia sobre essa disciplina na biblioteca de seu pai , e nos livros que conseguia obter, em particular obras de Arquimedes, Euler e Newton. Conseguiu também notas de aula de cursos da Ecole Polytechnique de Paris, que não permitia a presença de mulheres em suas dependências. Sua educação matemática, autodidata, muito irregular, mostrou uma série de lacunas que viriam a lhe causar transtornos futuramente. Nunca se casou; os bens de familia foram suficientes para garantir sua subsistência até a ocasião de sua morte. 



                                    Hipatia 


Hipátia ou Hipácia foi uma neoplatonista grega e filósofa do Egito Romano, a primeira mulher documentada como sendo matemática. Como chefe da escola platônica em Alexandria, também lecionou filosofia e astronomia.


                                  gauus Biografia 
Carl Friedrich Gauss era filho de camponeses pobres, mas encontrou apoio de sua mãe e de seu tio para estudar, apesar das objeções paternas. É um dos casos mais espantosos de precocidade registrados na história da matemática, contando-se que já aos três anos de idade era capaz de efetuar algumas operações aritméticas.

  

Comentários